Prodep participa de encontro que discute políticas participativas no mundo

O Projeto Democracia Participativa (PRODEP) marcou presença no primeiro encontro de pesquisadores e colaboradores do projeto colaborativo Participedia. O encontro foi realizado entre os dias 06 e 09 de junho deste ano em Vancouver, Canadá.

Curso Livre de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde: candidatos classificados

Foto: freedigitalphotos.net

O Projeto Democracia Participativa (PRODEP) divulgou hoje, 29-06, a lista dos classificados para o Curso Livre de Atualização em Participação e Controle Social na Saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

 

Para ver a lista dos classificados, clique aqui.

 

Evento discute obra de cientista político Guillermo O’Donnell

Nos dias 08 e 09 de junho, na UFMG, será realizada a Cátedra Brasileiro Mexicana Guillermo O’Donnell. O evento tem como objetivo difundir a obra e pensamento do cientista político mais importante da América Latina, Guillermo O’Donnell.

 

Eleitor de Dilma não foi às ruas neste domingo

Foto: Agência Brasil

Por Leonardo Avritzer

 

As manifestações de rua que temos visto na última semana contra o governo e principalmente as manifestações que ocorreram hoje, em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília, entre outras cidades, são a expressão de um fenômeno que começou em junho de 2013: a pluralização e posterior polarização da mobilização social no Brasil.

 

PRODEP fecha parceria com Ministério da Saúde

O Projeto Democracia Participativa (PRODEP), da UFMG, acabou de fechar uma parceria com Ministério da Saúde. Durante todo o ano de 2015, o Ministério e o núcleo de pesquisa estarão trabalhando juntos em diversas atividades preparatórias para a 15ª Conferência Nacional da Saúde, que será realizada em novembro deste ano.

 

Peter Wagner, da Universidade de Barcelona, fala sobre democracia, modernidades e conflitos nas sociedades contemporâneas

O professor da Universidade de Barcelona, Peter Wagner, esteve no mês passado no Brasil e conversou com o Democracia e Justiça. Na conversa, Wagner, que é coordenador do grupo de Trajetórias da Modernidade (TRAMOD), falou a respeito de sua pesquisa sobre sociedades modernas, em especial Brasil e África do Sul.

Participação social é tema de mesa-redonda em Belo Horizonte

Da esq. para dir: Leonardo Avritzer (UFMG); Leonardo Barros (coordenador pedagógico) e Pedro Pontual (Secretaria-Geral)

As perspectivas da participação social no Brasil foi tema da mesa-redonda durante o II Encontro Nacional do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, realizado nos dias 05, 06 e 07 de novembro, em Belo Horizonte. Na mesa estavam presentes o coordenador-geral do Programa e professor do departamento de Ciência Politica da UFMG, Leonardo Avritzer, e o diretor de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Pontual.  

 

Programa de Formação de Conselhos Nacionais: estudantes defenderão monografias em Encontro Nacional

Começa na próxima semana o II Encontro Nacional do Programa de Formação de Conselhos Nacionais 2012/2015. Os estudantes do curso de especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais irão se encontrar mais uma vez, em Belo Horizonte, nos dias 5, 6, 7 de novembro.

 

Chamada para publicação de artigos da revista Democracia e Participação

Foto: freedigitalphotos.net

Está aberta a chamada para submissão de artigos da Revista Democracia e Participação, da Secretaria-Geral da Presidência da República. A revista, que está em sua segunda edição, é uma publicação de conteúdo acadêmico e que foi criada com o objetivo de incentivar a reflexão, produção e disseminação do conhecimento sobre atores, estruturas e mecanismos que são definidores da Democracia Participativa no Brasil e no mundo.

 

Sonia Fleury fala sobre políticas sociais, democracia e participação; veja entrevista

Professora Sonia Fleury (foto: ebape.fgv.br)

Em entrevista ao Democracia e Justiça, Sonia Fleury, professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da FGV, fala sobre os avanços nas políticas sociais no Brasil nos últimos 25 anos, mecanismos de participação e democracia.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • próximo ›
  • fim »