Evento discute obra de cientista político Guillermo O’Donnell

Nos dias 08 e 09 de junho, na UFMG, será realizada a Cátedra Brasileiro Mexicana Guillermo O’Donnell. O evento tem como objetivo difundir a obra e pensamento do cientista político mais importante da América Latina, Guillermo O’Donnell.

 

A Cátedra será realizada no auditório I das Faculdades de Ciências Econômicas da UFMG. A Conferência de abertura terá como tema “Guillermo O'Donnell e a relevância contemporânea da sua obra” e será feita pelo cientista político italiano Leornado Morlino, da Luiss University/Roma e ex-presidente da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA, sigla em inglês). Além de Morlino, estarão presentes outros importantes nomes da Ciência Política brasileira e da América Latina.

 

As inscrições para o evento custam R$ 100,00 e podem ser feitas no site catedraodonnell.com.br. Para alunos de graduação o valor é de R$ 30,00. Estudantes do curso de Pós-graduação em Ciência Política da UFMG são isentos da taxa.

 

Sobre a Cátedra

 

A Cátedra é fruto de uma inciativa conjunta entre a Associação Brasileira de Ciência Política, a Associação Mexicana de Ciência Política e a cientista política Gabriela Ippolito O’Donnell. A ideia do evento surgiu durante a realização da 1º Congresso Internacional de Ciência Política da Associação Mexicana de Ciência Política, AMECIP, realizado em agosto de 2013. Um ano depois, durante o Encontro Nacional, em Brasília, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) se integrou a inciativa. A Cátedra foi inaugurada em 2014, no Colegio de Veracruz, México, e teve como conferencista principal Philippe Schmitter. Agora em 2015, o evento será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

 

Sobre Guillermo O’Donnell

 

Nascido em Buenos Aires, em 1936, Guillermo Alberto O’Donnell é considerado um dos mais importantes cientistas políticos do século XX. Seu trabalho se concentrou nos estudos sobre Estado e teorias democráticas e novas democracias. Dentre suas principais obras estão Modernization and Bureaucratic-Authoritarianism: Studies in South American Politics (1973), Bureaucratic Authoritarianism: Argentina, 1966–1973, in Comparative Perspective (1988) e Democracy, Agency, and the State: Theory with Comparative Intent (2010). O’Donnell viveu no Brasil entre 1979 e 1983, onde trabalhou no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), em São Paulo. Guillermo O’Donnell faleceu em novembro de 2011, em Buenos Aires.

 

Serviço

Evento: II Cátedra Brasileiro Mexicana Guillermo O’Donnell

Data: 08 e 09 de junho

Local: Auditório I das Faculdades de Ciências Econômicas (FACE/UFMG)

Mais informações (programação e inscrições): catedraodonnell.com.br