Observatório da Justiça Brasileira lança site sobre Supremo Tribunal Federal

O Observatório da Justiça Brasileira (OJB) acaba de lançar um novo espaço online com importantes informações e discussões sobre o Supremo Tribunal Federal (STF). O Observatório criou o site Democratiza STF, que tem como principal objetivo divulgar notícias e conteúdos especializados sobre o Supremo Tribunal, estimulando o debate sobre o papel da corte nas decisões políticas no país.

 

OJB participa de debate sobre a democratização da Justiça

Marjorie Marona, professora da UFMG e uma das coordenadoras do Observatório da Justiça Brasileira

O Observatório da Justiça Brasileira (OJB) participou, na semana passada, em Brasília, do Seminário “A democratização do sistema de justiça e as reformas estruturais que precisamos”. Marjorie Marona, uma das coordenadoras do OJB e professora da UFMG, esteve presente no evento e falou sobre a importância de se discutir uma reforma judicial juntamente com a reforma política. Para ela, “a necessária reforma política não pode prescindir de uma correlata reforma judicial”, afirmou.

OJB desenvolve pesquisa sobre transparência e participação na escolha dos ministros do STF

O intenso debate sobre o processo de escolha dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil é o tema da mais recente pesquisa do Observatório da Justiça Brasileira (OJB). Intitulada como “Transparência e participação no processo de escolha dos Ministros do Supremo Tribunal Federal”, a pesquisa busca fazer uma análise sobre a forma de escolha dos Ministros do STF.

OJB lança carta de repúdio à redução da maioridade penal

Belo Horizonte, 24 de março de 2015.

 

Sr. Deputado Arthur Lira (PP/AL) M. D Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados

 

Sr. Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB)

 

M.D 1º Vice-Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados

 

Sr. Deputado Osmar Serraglio (PMDB/PR)

 

OJB lança blog para discutir impactos da Copa do Mundo no Brasil

Com o objetivo de aprofundar cada vez mais a discussão sobre a política e a Copa do Mundo, o Observatório da Justiça Brasileira (OJB) lançou o blog Democracia e Justiça na Copa.

 

Na página é possível encontrar artigos especializados de intelectuais e militantes políticos sobre essa temática, procurando assim, intensificar o debate sobre o mega evento e seus impactos políticos e sociais.

 

Livros sobre o acesso à justiça no Brasil e Conferências Nacionais serão lançados esta semana, em Belo Horizonte

Nesta semana, em Belo Horizonte, serão lançados dois importantes livros para os interessados nas temáticas sobre o acesso à justiça no Brasil e nos mecanismos de participação na sociedade brasileira.

 

Um deles é o livro Cartografia da Justiça no Brasil: uma análise a partir de atores e territórios, organizado pelos pesquisadores da UFMG Leonardo Avritzer, Marjorie Marona e Lilian Cristina Bernado Gomes.

 

Esfera pública, visibilidade e biografias

Foto: Miguel Ugalde/ Sxc.hu

Em artigo publicado na Carta Capital, Leonardo Avritzer fala sobre a polêmica em torno das biografias não-autorizadas. Para o autor, "o que está em jogo é muito mais do que o direito de publicar uma fofoca sobre Caetano Veloso. É a natureza da esfera pública".

 

Leia abaixo o artigo na íntegra:

 

Workshop discute os direitos à afirmação étnica e territorial

O curso reuniu integrantes de movimentos sociais e pesquisadores

Nos dias 10 e 11  de outubro foi realizado, na UFMG, o Workshop “Diálogos e conquistas: direitos à afirmação étnica e territorial”. O curso teve como objetivo contribuir para um processo de formação e articulação sobre Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais e seu processo de regulamentação.

 

A Constituição e o Caos - Por Boaventura de Souza Santos

Foto: Renjith Krishnan

Às vezes pergunto-me por que tenho dedicado tanto trabalho ao estudo dos tribunais nos últimos quarenta anos.

Plebiscito e reforma política

Para Leonardo Avritzer, três reformas são fundamentais para mudar o sistema político brasileiro: o financiamento público de campanha, a lista fechada e a cláusula de barreira