Entrevistas da Vez

Peter Wagner, da Universidade de Barcelona, fala sobre democracia, modernidades e conflitos nas sociedades contemporâneas

O professor da Universidade de Barcelona, Peter Wagner, esteve no mês passado no Brasil e conversou com o Democracia e Justiça. Na conversa, Wagner, que é coordenador do grupo de Trajetórias da Modernidade (TRAMOD), falou a respeito de sua pesquisa sobre sociedades modernas, em especial Brasil e África do Sul.

Leia mais
Sonia Fleury fala sobre políticas sociais, democracia e participação; veja entrevista

Em entrevista ao Democracia e Justiça, Sonia Fleury, professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da FGV, fala sobre os avanços nas políticas sociais no Brasil nos últimos 25 anos, mecanismos de participação e democracia.

Leia mais
Cientista político Leonardo Barros Soares fala sobre a dinâmica deliberativa do Conselho Gestor da ZEIS da Nova Luz em São Paulo

O portal Democracia e Justiça conversou com o cientista político Leonardo Barros Soares sobre o desenho institucional e o processo de deliberação do Conselho Gestor da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) da Nova Luz em São Paulo. Soares, que apresentou recentemente sua dissertação de mestrado no Departamento de Ciência Política da UFMG, fala sobre sua pesquisa e os atuais desafios que esse tipo de instituição enfrenta. Veja entrevista a seguir.

 

Leia mais
“É preciso preparar os governos para a participação”

Em entrevista ao Democracia e Justiça, Lígia Maria Alves, Coordenadora-Geral de Participação Social da Gestão Pública da Secretaria-Geral da Presidência da República, fala sobre a importância e os desafios da construção de uma Política e um Compromisso Nacional de Participação Social no Brasil. Para Lígia, esses instrumentos são frutos de uma “construção coletiva”, da sociedade com o governo.

 

Leia mais
Participação democrática nos conselhos de políticas é tema de pesquisa do PRODEP; veja entrevista sobre o assunto

Em entrevista ao portal Democracia e Justiça, a professora do Departamento de Ciência Política da UFMG, Eleonora Schettini, fala sobre a pesquisa “A dinâmica da participação local no Brasil”, que tem como tema a participação democrática nos conselhos de políticas criadas no Brasil a partir da Constituição de 1988.

Leia mais
Agustín Grijalva faz uma análise sobre as tensões e contradições do Constitucionalismo no Equador

Agustín Grijalva é professor de Direito da Universidad Andina Simón Bolívar, no Equador. Em entrevista concedida ao Democracia e Justiça, ele fala sobre o Novo Constitucionalismo e as tensões e contradições do caso equatoriano. Grijalva destaca que Constituição equatoriana é muito inovadora, porém encontra graves problemas na prática política.

Leia mais
Elmano de Freitas faz um balanço das experiências participativas durante os oito anos de gestão do Partido dos Trabalhadores em Fortaleza

A cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, tem se configurado, nos últimos anos, como um dos centros urbanos em que políticas e mecanismos de participação popular vêm sendo implementadas com êxito(1).

Leia mais
Yves Sintomer compara dinâmicas de participação local na Europa

Professor da Université de Paris 8 e ex-diretor do Centro de Marc Bloch, em Berlim, Yves Sintomer comenta em entrevista as dinâmicas de democracia participativa e os modelos de Orçamento Participativo encontrados hoje na Europa.

 

Leia mais
Giovanni Allegretti fala sobre a Europa no contexto da democracia participativa

O pesquisador italiano, Giovanni Allegretti, fala sobre os processos de participação e orçamento participativo na Europa e, ressalta, quais as principais dificuldades do desenvolvimento deste sistema democrático no continente.

Leia mais
Edésio Fernandes expõe em entrevista princípio da participação social como critério jurídico
Edésio Fernandes Jr., especialista em Direito e Desenvolvimento urbanístico, concede entrevista ao Portal Democracia, Justiça e Controle Público sobre a importância da participação social no modelo democrático no que tange o planejamento urbano.
Leia mais
Especialista em Medicina Social conta experiências em participação virtual sobre saúde

Especialista em Medicina Social e Saúde Internacional, Sábado Girardi, fala sobre o projeto  Diálogos Online que aconteceu antes da Conferência Nacional de Saúde que se iniciou hoje, 30 de novembro, em Brasília.

Leia mais
Davi Luiz Schmidt é o entrevistado da seção Entrevista da Vez

Atual diretor do Departamento de Participação Cidadã do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Planejamento e Gestão Cidadã, Davi Luiz Schmidt  tem  papel importante na aplicação das ações de participação e orçamento participativo no estado.

 

Leia mais
Em Entrevista da Vez, Fernando Filgueiras fala sobre os últimos escândalos de corrupção nos Ministérios

Nesta entrevista, o coordenador e pesquisador do Centro de Referência do Interesse Público (CRIP), Fernando Filgueiras, fala sobre a crise instaurada no governo da presidenta Dilma Roussef causada pelas denúncias de corrupção em áreas que envolvem seus ministérios.

Leia mais
Carlos Gavíria, ex-candidato a presidência da Colômbia, fala sobre Novo Constitucionalismo Latino Americano em Entrevista da Vez

Carlos Gavíria Diaz, professor universitário em Direito, ex-senador e candidato a presidência da Colômbia, fala sobre o Novo Constitucionalismo Latino- Americano.

Leia mais
Entrevista com Antônio Carlos Wolkmer

O pesquisador em direito alternativo, Antônio Carlos Wolkmer, foi um dos presentes na reunião do Conselho Científico do Observatório da Justiça Brasileira (OJB), realizada no último dia 02 de agosto, que apresentou pesquisas ligadas à justiça brasileira para o edital do conselho.

 

Leia mais
  • 1
  • 2
  • próximo ›
  • fim »