Seminário Internacional discute as mudanças no Brasil contemporâneo

As diversas transformações ocorridas do Brasil nos últimos anos foi tema do Seminário Internacional: "Conflito, Democracia e Mudança Social - Maneiras de pensar o Brasil contemporâneo", realizado na semana passada, em Belo Horizonte.

 

Fruto da parceria entre o Projeto Democracia e Participativa (Prodep/UFMG) e o Projeto Trajetórias da Modernidade da Universidade de Barcelona (TRAMOD/UB), o encontro foi um espaço de discussão e debate que reuniu pesquisadores brasileiros, africanos e europeus, trazendo diferentes interpretações que ajudam a pensar as mudanças pelas quais o país vem passando.

 

Para Aurea Mota, uma das organizadoras do evento, o seminário foi um em momento oportuno de discussão dado a cada vez mais forte presença do Brasil no cenário internacional e pela chegada das eleições que têm deixado as diferentes interpretações dos dilemas brasileiros mais realçadas. "A ideia do encontro foi, justamente, trazer diferentes maneiras de pensar problemas que não foram completamente resolvidos na agenda nacional. Democracia, conflito e mudança social são eixos temáticos usados para fazer o diálogo entre as diferentes perspectivas possível", afirma.