Intercambiando Experiências

Fonte: Cosa Intermáquinas

Pesquisadora do Observatório da Justiça (OJB), Lílian Gomes, vai à Manaus e se reúne a outros estudiosos no Seminário Regional do Instituto Nova Cartografia Social: Referência Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais.

 

Durante a expedição, feita no mês de fevereiro, Gomes representou a entidade OJB e verificou como os trabalhos do Instituto têm se encaminhado na elaboração de mapas sociais sobre as comunidades tradicionais em algumas regiões do país, sobretudo no Norte do Brasil.

 

A pesquisadora visitante também relata que essa lhe foi uma experiência muito importante, uma vez que aprofundou o conhecimento sobre o trabalho de mapeamento feito sob um novo viés de georreferenciamento que visa possibilitar que as comunidades tradicionais façam sua autocartografia dando visibilidade às suas lutas pela territorialidade, aos seus modos de criar, fazer e viver.

 

Cerca de 25 estudiosos, de 8 estados brasileiros, como Pará e Maranhão, estiveram também presentes no Seminário, que foi encerrado no último dia 16 de fevereiro.

 

 

O Projeto

 

O projeto intitulado “Nova Cartografia Social da Amazônia” surgiu em 2005, sob coordenação do antropólogo Alfredo Wagner Berno, e foi estendido, nos anos seguintes, para dois novos projetos: “Processos de territorialização, conflitos e movimentos sociais na Amazônia” e “Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil.

 

Entre julho de 2005 a janeiro de 2008 foram produzidos cinqüenta e nove fascículos com os mapas resultantes desses projetos, composto pela participação das comunidades e povos tradicionais e a equipe de pesquisadores.

 

Os interessados em saber mais sobre eventos e novas concepções de cartografia sociais desenvolvidas pelo protejo podem acessar a página: www.novacartografiasocial.com