Gráfico mostra gastos de campanhas eleitorais em 2014

Um gráfico elaborado pelo cientista político Emerson Urizzi Cervi (UFPR) mostra os gastos das campanhas eleitorais na eleição de 2014. Na análise, os gastos das campanhas foram divididos em três grupos: candidatos derrotados, candidatos eleitos e candidatos reeleitos do PT, PMDB, PSDB e todos os outros partidos.

 

Livro organizado pelo CRIP está entre finalistas do prêmio Jabuti

Autores no lançamento do livro, em 2013

O livro Dimensões Políticas da Justiça, da Editora Civilização Brasileira, está entre um dos finalistas ao prêmio Jabuti de 2014 na categoria Ciências Humanas. A obra, é fruto do trabalho realizado no Centro de Referência do Interesse Público (CRIP) da UFMG.

 

Marco Civil da internet: avanços e desafios para a conquista de direitos na rede

Foto: Freedigitalphotos.net

A aprovação do Marco Civil da Internet é, sem dúvidas, uma vitória para a sociedade brasileira. Após dois anos sendo construído, com a participação de ativistas e usuários da internet, e apesar da dificuldade de consenso no Congresso (com intensa pressão popular), o texto segue agora para o Senado, onde deverá se votado nos próximos dias.

 

Colóquio Internacional discute novas tecnologias e práticas democráticas

Ativismo online, manifestações contemporâneas, mecanismos de participação pela internet, transparência e controle público são alguns dos temas que serão discutidos no I Colóquio Tecnologia e Democracia: Governança, Ativismo e Accountability, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no auditório do CAD 2, na UFMG.

 

O tema da corrupção e as injustiças nossas de cada dia

Foto: scottchan/ FreeDigitalPhotos.net

Em artigo publicado na revista Insight Inteligência, o professor da UFMG, Fernando Filgueiras, fala sobre o tema da corrupção e o caso do Brasil. Para o Filgueiras, muitos se enganam ao pensar que a corrupção é um problema brasileiro ou que só existe em países em desenvolvimento. “Ela (a corrupção) tem sido uma razão de descontentamento comum também nos países desenvolvidos”, afirma.

 

Livro Dimensões Políticas da Justiça será lançado em Brasília na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, 03-09, será lançado, em Brasília, o livro Dimensões Políticas da Justiça (Editora Civilização Brasileira). Organizado pelos professores da UFMG Leonardo Avritzer, Newton Bignotto, Juarez Guimarães, Fernando Filgueiras e Heloisa Starling, a obra reúne artigos de pesquisadores brasileiros que abordam a justiça sob diversas perspectivas.

 

Debate vai discutir os novos desafios para a democracia

Foto:Jayanta Behera

A Secretaria-Geral da Presidência da República vai realizar nesta sexta-feira, em Brasília, uma mesa de debates sobre As novas formas de exercício da democracia e seus desafios”.

 

O objetivo é propor uma reflexão crítica sobre as recentes manifestações que ocorreram no Brasil e no mundo nos últimos meses, tentando entender seus significados e quais são os desafios para a democracia e para as instituições participativas.

O que foram as manifestações de junho e o que é insustentável afirmar sobre elas

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A grande questão que se coloca hoje na ressaca das grandes manifestações de junho é entender o seu significado, que é objeto de disputas e contestações no país neste momento.

 

Por Leonardo Avritzer

 

O preço do progresso

Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

Para Boaventura de Sousa Santos, as manifestações que vêm ocorrendo nos últimos dias mostram a necessidade de entender um outro “brasil”, com suas narrativas e temporalidades.

 

O que as manifestações no Brasil nos dizem?

Manifestantes no teto do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Em artigo publicado no site da Carta Capital, Leonardo Avritzer faz uma análise sobre as manifestações que vêm ocorrendo no Brasil nos últimos dias. Na opinião do cientista político, é preciso ampliar as políticas de participação no país e estendê-las para a área de infraestrutura. “O transporte público é apenas uma questão cujo impacto pode ser ou não passageiro", afirma. Abaixo, leia o texto completo.

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • próximo ›
  • fim »