Institucional CRIP

 O Centro de Referência do Interesse Público é um centro interdisciplinar que congrega pesquisadores da área de ciência política, filosofia e história em torno de questões relevantes no debate público das democracias contemporâneas. O CRIP foi criado no ano de 2006, com o objetivo de ser um centro de referência preocupado com temas candentes de interesse público. Suas atividades ocorrem por meio do desenvolvimento de pesquisas, seminários e publicações que apoiem a constituição de um conhecimento voltado à consolidação dos valores republicanos.

 

As pesquisas desenvolvidas no Centro de Referência do Interesse Público objetivam aprimorar teórica e empiricamente o tema dos valores republicanos e a temática da boa governança em democracias. O projeto do CRIP tem se voltado para duas temáticas essenciais. Uma primeira voltada para a compreensão e intervenção no debate público sobre o tema da corrupção. E uma segunda linha de pesquisa voltada para a compreensão do tema da justiça e sua interlocução com a política. No que tange às pesquisas sobre o tema da corrupção, buscamos compreendê-la a partir das especificidades do caso brasileiro, tendo em vista uma abordagem mais ampla, que dê conta de suas diferentes dimensões e problemas, ou seja, uma dimensão cultural, política, social e jurídica. Além disso, tratamos temas correlatos, tais como os dos controles democráticos, da burocracia e da cultura política. No que tange à linha de pesquisa sobre o tema da justiça, tratamos de abordar, por um viés normativo e empírico, as concepções políticas envolvidas na ação institucional voltada à consolidação de diferentes concepções de justiça. Preocupamo-nos com os elementos políticos que envolvem a ação das instituições do Estado no que diz respeito à consolidação da justiça nas sociedades democráticas.

 

O CRIP realiza publicações de referência sobre seus temas de pesquisa e apoia a publicação de livros, bem como fomenta a publicação em periódicos especializados. O CRIP também realiza seminários sobre suas pesquisas, com o objetivo de intervir no debate a respeito das questões suscitas em suas pesquisas.