PRODEP fecha parceria com Ministério da Saúde

O Projeto Democracia Participativa (PRODEP), da UFMG, acabou de fechar uma parceria com Ministério da Saúde. Durante todo o ano de 2015, o Ministério e o núcleo de pesquisa estarão trabalhando juntos em diversas atividades preparatórias para a 15ª Conferência Nacional da Saúde, que será realizada em novembro deste ano.

 

Dentre as principais atividades que serão desenvolvidas pela parceria, destacam-se a oferta de dois cursos de formação, via EAD, sobre participação e saúde. Os cursos terão como público-alvo gestores públicos, secretários executivos, delegados, militantes e participantes das Conferências que tiverem interesse.

 

Além disso, o PRODEP vai realizar uma pesquisa sobre as Conferências Estaduais e a Nacional. O objetivo da pesquisa é traçar o perfil dos participantes dessas Conferências, bem como apontar caminhos para melhorar cada vez mais o diálogo entre Estado e sociedade.

 

Conferência Nacional de Saúde 2015

 

A convocação para 15ª Conferência Nacional de Saúde foi feita no final do ano passado pela Presidenta da República, Dilma Roussef. A Conferência, que será realizada entre os dias 01 a 05 de dezembro de 2015, terá como tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo temático: Direito do Povo Brasileiro”.

 

Antes da Conferência Nacional serão realizadas etapas municipais, entre 09 de abril a 15 e julho, e etapas estaduais, previstas para o período entre 16 de julho a 30 setembro. As Conferências de Saúde são espaços de diálogo entre a sociedade civil e o Estado, tendo como principal objetivo propor diretrizes para as políticas públicas de saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal.