Institucional Prodep

O Projeto Democracia Participativa (PRODEP), que está sediado no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, surgiu a partir de uma parceria com o Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento da Política de Assistência Social (NUPASS/UFMG), as administrações públicas e a sociedade civil. Sob a coordenação do Professor Leonardo Avritzer, a equipe do PRODEP especializou-se, sobretudo, no estudo da participação da sociedade civil nas políticas públicas.

As pesquisas desenvolvidas no PRODEP objetivam tanto aprimorar o conhecimento empírico sobre as questões que cercam a temática da participação da sociedade civil, quanto desenvolver as ferramentas analíticas (metodológicas e teóricas) que ajudam a clarificar o entendimento dos fenômenos estudados. As pesquisas acumuladas em 10 anos se caracterizam por serem comparativas, uma vez que são desenvolvidas em diferentes cidades e estados, permitem analisar aspectos em comum e aspectos que se diferem nos contextos estudados.

No entanto, não é só de projetos de pesquisa que se resume a PRODEP. Programas de extensão e de ensino também fazem parte do projeto. Apesar de ser realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, os programas de extensão da PRODEP são destinados a um público externo à universidade. Em geral são formulados para financiadores específicos, que demandam cursos voltados para a formação de um determinado público. Os cursos são ofertados na modalidade presencial e EAD. Os cursos de atualização são oferecidos para pessoas com diferentes graus de escolaridade. Já os cursos de Aperfeiçoamento e Especialização são voltados para àqueles que tem terceiro grau completo.