Programa de Formação de Conselhos Nacionais: estudantes defenderão monografias em Encontro Nacional

Começa na próxima semana o II Encontro Nacional do Programa de Formação de Conselhos Nacionais 2012/2015. Os estudantes do curso de especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais irão se encontrar mais uma vez, em Belo Horizonte, nos dias 5, 6, 7 de novembro.

 

O Encontro dos Estudantes será marcado pela apresentação dos trabalhos de conclusão de curso, fruto dos dois anos de estudos e que foram desenvolvidos com auxílio os seus respectivos orientadores. Cerca de 60 defesas de monografias serão realizadas durante o período. As bancas avaliadoras dos trabalhos serão compostas por professores do curso de especialização e também por convidados externos de instituições parceiras, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fundação João Pinheiro, UnB, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), dentre outras.

 

O estudante da especialização Osger Machado comenta como se interessou pelo curso. “Eu trabalho na TV Universitária da UFMG, então, tenho contato com material do curso de Conselheiros desde 2010. Eu achava o material produzido muito interessante ao trabalhar a participação política. E eu tinha muita vontade de ter contato com os textos trabalhados, o material teórico. Por isso, resolvi fazer o curso”, conta.

 

Para o estudante, o curso de especialização atendeu as suas expectativas. “Ele (o curso) oferece um conteúdo denso, com colocações que tem uma base teórica muito forte, mas de uma maneira acessível e que permite formar muitos cidadãos”, elogia. “Ele proporciona que as pessoas percebam essas coisas, estudem e procurem mais informações. Você consegue criar pontos de discussão para que muitas pessoas comecem a perceber aqueles assuntos e discutir. Com o curso, eu tive mais contato com os textos, li mais sobre o assunto, conheci o referencial teórico da Ciência Política”, afirma.



Mesa redonda e reformulação do curso

 

Além das defesas das monografias, o Encontro realizará uma Mesa redonda com o tema: “Perspectivas da participação social no Brasil”, que contará com a presença do professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Leonardo Avritzer, Pedro Pontual, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Marco Aurélio Crocco Afonso, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

 

Essa é a terceira edição do curso de especialização, que passará por uma reformulação a partir do ano que vem. O objetivo é fortalecer cada vez mais a formação em política dos estudantes, ressaltando a importância da participação política na sociedade democrática. “Estamos concluindo um ciclo de formação e estamos muito felizes de alcançar a meta. Nós pretendemos ampliar, cada vez mais, o processo de formação dos estudantes nos próximos anos”, afirma Leonardo Barros, coordenador pedagógico do curso.