Workshop “Cenários da Justiça no Brasil” mostra andamento das pesquisas do OJB

Grupo de pesquisadores do Observatório da Justiça Brasileira  - Centro de Estudos Sociais da América Latina (OJB/CES-AL), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participaram  do Workshop “Cenários da Justiça no Brasil” no último dia 23 de agosto na Fundação Ford, na cidade do Rio de Janeiro. A reunião teve por finalidade a apresentação dos trabalhos que integram o projeto e a discussão de diretrizes e estratégias para a finalização das pesquisas, que visam a fazer um retrato da realidade atual da justiça brasileira.

 

Estiveram presentes os pesquisadores das seguintes temáticas: Para uma nova cartografia da Justiça no Brasil (OJB); Mapa territorial, temático e instrumental da Assessoria Jurídica e Advocacia Popular no Brasil (Terra de Direitos e Dignitatis Assessoria Técnica Popular)Observatório de Atuação do Poder Judiciário dos conflitos agrários decorrentes de ocupação de terra por movimentos sociais nos estados do Pará, Mato Grosso e Paraná (UFGO) e A questão agrária no Judiciário Brasileiro (Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola).

 

A abertura do evento foi realizada com apresentações feitas pela assessora de programas da Fundação Ford, Letícia Osório, e pelo coordenador do OJB/Ces-AL, Leonardo Avritzer. Também compareceu no evento representantes das instituições apoiadoras do projeto. 

 

O projeto do OJB/Ces-AL possui quase três anos de existência e recebe o apoio do Ministério da Justiça, via Secretaria de Reforma do Judiciário, UFMG, Fundação Ford,Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, além de tantas outras instituições e de um grupo de pessoas que tem tornado possível a realização das pesquisas, como o Professor Boaventura de Sousa Santos (CES-Coimbra) e os demais pesquisadores do CES-AL.