Evento do Prosul reúne diversos pesquisadores da América Latina

Composição da Mesa de Abertura do Prosul

Aconteceu, na última quinta-feira, a abertura do evento do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (PROSUL).

 

 

O encontro realizado no Centro Cultural Palácio da Justiça em Manaus, no estado do Amazonas, teve como pauta de discussões novas ideias para um estudo e aprimoramento do chamado Novo Constitucionalismo Democrático na América Latina.

 

A abertura do evento contou com o pronunciamento do Secretário de Estado da Cultura do estado do Amazonas Robério Braga, que ressaltou em seu discurso as primazias do território amazônico e a necessidade de se olhar para o direito das minorias e de um constitucionalismo que reconhece as comunidades.

 

Participaram também da mesa de cerimônia de abertura os professores Leonardo Avritzer e Fernando Dantas, coordenador e membro do Centro de Estudos da América Latina (CES-AL), respectivamente. O primeiro dia de atividades dos pesquisadores do Prosul teve também a apresentação do trio musical local de nome Gurupi, que convidou o público do evento a conhecer a cultura daquele estado.

 

Na ocasião estiveram presentes estudiosos de vários países da América Latina, como Colômbia, Equador, Argentina e Chile.  Os pesquisadores deste novo fenômeno constitucionalista no continente discutiram formas e proposições de participação popular na promoção de novos rumos para as Constituições Nacionais.

 

Ao longo dos três dias de evento, foram feitas cinco mesas de reuniões de trabalho que, entre outros temas, abordaram a História do Estado na América Latina, os processos, sujeitos e conteúdos dos direitos do fenômeno do Constitucionalismo latino-americano e o paradigma jurídico e teórico/metodológico no reconhecimento de direitos levando em consideração institucionalidades, território e poderes locais.

 

No encerramento do encontro, que se deu na manhã do último sábado, foi realizada uma sistematização da agenda de pesquisa da Rede de Pesquisadores e o agendamento da próxima reunião do grupo.

 

O evento foi uma realização do CES-AL, Universidade Federal de Minas Gerais e Conselho Nacional de Desenvolvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).