Livro Dimensões Políticas da Justiça é lançado em Belo Horizonte

Lançamento do livro Dimensões Políticas da Justiça

Foi lançado no dia 15 de maio, em Belo Horizonte, o livro Dimensões Políticas da Justiça, publicado pela Editora Record. A obra, organizada pelos professores da UFMG Leonardo Avritzer, Newton Bignotto, Juarez Guimarães, Fernando Filgueiras e Heloisa Starling, reúne diversos artigos de pesquisadores brasileiros que abordam a justiça sob diversos ângulos e perspectivas de análise.

 

Para Fernando Filgueiras, um dos organizadores do livro, Dimensões Políticas da Justiça introduz o tema da justiça em diferentes frentes, tanto na sua ordenação com a política e com a democracia como do ponto de vista da sua construção teórica, analítica e cultural. “É uma abordagem mais ampla da justiça, no sentido de colocar esse tema na agenda em diferentes frentes” afirma. Newton Bignotto, também organizador da obra, acredita que esse trabalho reflete a conjuntura do debate político no Brasil. “O importante é a academia poder entrar nesse debate. E reconhecer a necessidade de uma interface entre a academia, o mundo público e a opinião pública em geral”, acrescenta. Para Bignotto, o livro também visa fornecer uma estrutura conceitual para a discussão.

 

A obra é divida em três partes: Justiça e Teoria política; Justiça e Política; e Direito e Política no Brasil. Nele, autores de diversas áreas abordam questões e perspectivas sobre o assunto, desde a instrumentalização da justiça, por meio do direito (que tem gerado discussões sobre judicialização e politização do Judiciário), até a justiça social.

 

Para a pesquisadora e autora de um dos artigos do livro, Lílian Gomes, o livro é uma importante ferramenta para ampliar o debate sobre a justiça. “No plano prático, os desafios colocados para a efetivação da justiça são muitos e o nosso leque de demandas a serem pensadas maiores ainda. O modo como as temáticas foram organizadas na obra ajudam os estudiosos, como também as pessoas que estão querendo entender esse amplo leque de questões e desafios colocados na justiça no Brasil”, conclui.

 

Marjorie Marona, também autora de artigos no livro, aponta que a obra reúne diversas perspectivas acerca da questão da justiça numa grande diversidade e pluralidade. “A gente tem condições de conjugar um conjunto de experiências, de práticas que envolvem a questão da justiça e que faz com que o livro se destine a vários públicos. Ao mesmo tempo em que ele atende a uma demanda da academia, ele também se destina a um cidadão comum, a um interessado em tratar dessa questão, que também é tão cotidiana na vida de cada um de nós”, argumenta.

 

O livro Dimensões Políticas da Justiça será lançado hoje, 17-05, no Rio de Janeiro no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP), às 18h.