Seminário Internacional discute democracia e constitucionalismo na América Latina

O Centro de Estudos Sociais da América Latina (CES-AL) vai realizar, nos dias 29 e 30 de novembro, o Seminário Internacional: Democracia e constitucionalismo na América Latina: avanços e desafios para o século XXI.

 

O evento tem como objetivo ampliar o debate sobre o novo paradigma constitucional latino-americano e suas implicações para a democracia, identificando os avanços e desafios das mudanças institucionais nos países da América do Sul.

 

Além disso, o Seminário será um espaço de troca de experiências entre profissionais, especialistas e pesquisadores do assunto, a fim de ampliar o conhecimento sobre as pesquisas acadêmicas nessa temática.

 

Para o professor do departamento de Ciência Política da UFMG, Leonardo Avritzer, uma das grandes contribuições da América Latina para a política internacional é a nova tradição de constitucionalismo. "As novas constituições do Brasil, da Colômbia, da Bolívia, do Peru, redefinem o Estado Nacional e a ideia de direitos, principalmente os direitos das comunidades tradicionais", afirma. Para o professor, que também estará presente no evento, esse seminário é de suma importância, pois, vai ajudar a fazer "uma primeira sistematização do assunto aqui no Brasil e na América do Sul".

 

O Seminário Internacional, que conta com o apoio do Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA/UFMG), será realizado no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Para participar, basta fazer a inscrição na página do evento.

 

Clique aqui para saber mais informações.